domingo, 10 de julho de 2011

Via da dor

             
               É estranho... Fiquei me indagando que sensação era aquela que não me permitia confabular, sequer pensar, não consegui -durante 5 dias- escrever absolutamente nada, nem os pequeninos microcontos. Que sensação arrebatadora estaria me abatendo? Suor frio, arrepio, falta de concentração, ausência total de imaginação. E o meu blog, coitado, abandonado, vivendo a sina de não crescer, de não comunicar. Triste não? E eu???  Ora... Eu fiquei atordoada... Sobre o que eu escreveria?

            A única coisa que eu pensava naquele momento era como aquela sensação era tão egoísta, tão mandona, só podia mesmo ser feminina, como eu, como todas as mulheres que querem toda a atenção voltada para elas. Pensei, então, em descrever as impressões que eu estava vivenciando:


             Uma chama, uma labareda queimando 24h do dia num único lugar, todo o corpo em calmaria e só aquele lugar específico ardendo em fogo. Lembrei de Camões. Alguém poderia me dizer, tem provas cabais de que ele estava apaixonado, se estava -realmente- amando quando escreveu os versos: "Amor é fogo que arde sem ver, é ferida que dói e não se sente... é dor que desatina sem doer", não me levem a mal, mas depois de 5 dias num leito de hospital, cheguei à conclusão de que esses versos poderiam, igualmente, definir Dor. Foi o ilustre português também que disse "a dor acostumada não se sente", tenho minhas dúvidas...

            Pesquisando o conceito de dor descobri que a dita  "é uma experiência sensorial e emocional desagradável que advêm de uma lesão real ou potencial", faça me o favor, e ainda me disseram que poderia ser psicológica. Meu Deus!!! Se aquela dor era psicológica, não me permita, jamais, conhecer a real...

            A essa altura, algum leitor encabulado pode estar achando que é exagero de minha parte e eu sinceramente queria que fosse. Mas meus caros, não foi à toa que as mais antigas civilizações associavam a dor ao mal e a demônios. Algo tão ruim só poderia proceder do "lado negro da força", rsrs. E para curá-la? Hum... Trabalho para especialistas da área: feiticeiros, shamans e sacerdotes. Mas os sábios, gregos e  romanos - mais adiante - descobriram que a dor tinha/tem relação direta com cérebro e o sistema nervoso. Mas no clímax de minha dor (a situação melhorou, já estou até chamando de minha, rsrs) eu não queria saber de conceitos e historicidade daquela que estava me tirando o sono e a calma. Sabem o que eu queria? Droga, é isso mesmo! Qualquer uma que tivesse o poder de sanar, eliminar ou ao menos apaziguar minha dor. Podia ser ópio, kkkk, coca (alguém aí sabe se coca é anestésico? rsrs), enfim, qualquer uma. E me deram... Dipirona na veia! Mas chega um momento que a dor se mostrualiza e não para, não para. Se recusa a debandar.

           Bom... Um autor desconhecido disse que "se a tua dor te aflige, transforma-a num poema", como a impiedosa dor não me permitia pensar em rimas e versos, "escrevinhei" essa prosa um tanto dolorida, quanto autobiográfica, rsrsrs, no afã de que a máxima de Jean de La Bruyère "As dores contadas são acalmadas" se concretize!
            Pronto, já contei... Agora, senhorita, espero não vê-la jamais!


Bjim dorido!
Lyu Letras

3 comentários:

  1. Menina quando comecei a ler pensei;"essa criatura está dengosa!" Mas, como nao disse do que padece e ja que tomou dipirona, dengue nao era.
    Só espero que melhore logo e que essa maldita passe de reto de agora em diante da tua vida.
    Beijokas doces retribuindo um beijim dorido.

    ResponderExcluir
  2. Rsrs...

    Foi gostoso de ler. Deu vontade de fazer um singelo e bem intencionado cafuné em tua cabecinha linda.

    Desejo-lhe melhoras!

    ResponderExcluir
  3. Então... Meus queridos, Marly e Will,
    Tive um acidente de moto:uma fratura exposta no pé direito -30 dias de atestado, mas há outra dor mais doida:tenho 2 casamentos pra ir, sendo um de meu irmão, a vaidade me consome: sapato alto nem em sonho, snif, snif, mas tdo bem,né. Fiquei internada durante 5 longos dias, mas desde sexta estou em casa e passando bem, recuperando...

    Obrigada pelos desejos de melhoras, e claro, pela visita!

    ResponderExcluir