terça-feira, 24 de julho de 2012

Um texto presente:


Mimosidades para cada dia

  À Dalila Viana, por ter me ensinado a importância das mimosidades de cada dia.
     
Essa é a professora das mimosidades, minha grande amiga Dalila.
      

                O caríssimo leitor neste exato momento vai estar se perguntando o que seria essas tais mimosidades, não é mesmo??? E aqui estou eu para responder do que se trata o escrito de hoje.
                  É uma resposta tão simples quanto linda...
                  Foi um aprendizado que tive há algum tempo, e que desde então, tem propiciado – a mim e aos meus destinatários – muitas alegrias, prazer e contentamento.
                 O aprendizado aconteceu no período que cursei minha faculdade (fiz Letras Português, de 2000 a 2003). A professora??? Uma sábia que tornou-se – através da prática das mimosidades - uma grande amiga que até hoje reside em meu coração.
                 2000 foi o ano de início da nossa faculdade e de nossa amizade que ainda hoje – 12 anos depois - sobrevive a mais de 500 km de distância, ao matrimônio e a maternidade dela, rsrsrs. Porque cremos, assim como Shakespeare que “amizades verdadeiras continuam a crescer mesmo a longas distâncias” e assim é conosco.
                Dalila é o nome dessa minha amiga da qual aproximei-me desde o início do curso. A impressão que tenho é que foi amor à primeira vista. Para quem não sabe, amigos também amam. Foi ela quem me ensinou – paulatinamente – que as pessoas que AMAMOS não precisam de dias específicos (como os aniversários de nascimento, de namoro, de casamento, de amizade e dias comemorativos de profissões e classes) para serem lembradas.  
              O aprendizado foi tranquilo, porque além de afirmar, ela praticava isso comigo e com nossas outras amigas. Era tudo tão bom. Qualquer dia da semana eu corria o risco de receber uma MIMOSIDADE.
              Chamo assim, de Mimosidade porque não é uma atitude específica, pode ser qualquer coisa: uma bala, um pirulito, um bombom dado a qualquer hora e dia da semana, uma flor, uma pelúcia (mini), um chaveiro e outras tantas coisas que não são caras ao bolso e tornam-se uma riqueza de sentimentos. Já pensou que alegria ganhar um bolo ou uma torta numa plena terça-feira e que não seja o aniversário da gente... Imaginaram??? Pois é, a alegria é bem maior na realidade.
              O melhor de tudo é que a regra de se presentear alguém somente numa data especial se esvai e temos a oportunidade de num dia qualquer alegrar, amenizar o dia de alguém. Pensem, por exemplo, num mousse de maracujá geladinho levado no turno da tarde SÓ para uma amiga especial (não é, Elzinha?).
             Mas é claro, que todas essas coisinhas lindas e sensíveis têm suas grandezas semânticas aumentadas se são acompanhadas de algumas letras, palavras para ser exata, porque - sinceramente - eu não conheço nada mais lindo e forte e belo quanto as palavras. Um cartãozinho, uma carta e até mesmo um bilhete escrito no verso de alguma apostila (e não são poucos, rsrsrs) podem até serem dados sozinhos, porque são, por si sós, mimosidades.
             Aprendamos e pratiquemos as mimosidades nos nossos dias. As pessoas lhe agradecerão e retribuírão o afeto doado - ou não! - quem pratica mimosidades, não pratica por retribuição, mas tão somente por amor e para que saibam (os destinatários/mimosiados, rsrsrs) que são mui amados e especiais. E uma coisa é certa, a felicidade volta pra gente, quando o sorriso se estampa no rosto de quem estamos presenteando ele se abre da mesma forma em nosso coração.
             Tantas palavras e eu só falei sobre o que Dalila me ensinou, nem sequer falei do que é o mais importante: Dalila! Essa minha amiga, é assim, meio como descreveu Cecília Meireles “serena, isenta e fiel” e desde que a conheci meu amor pelas pessoas que constam na minha lista de "especiais", passou a ser demonstrado na prática através das mimosidades de cada dia.
             Aqueles que amo, todos aqueles que já receberam de mim um cartão, um bilhete e/ou uma cartinha colorida, com adesivos e escrita com caneta glitter (kkkk) ou qualquer outra mimosidade, poderão, se quiserem, agradecer à Dalila pelo ensinamento das mimosidades de cada dia.
   
            Por hoje, esse escrito, é minha mimosidade para Dalila!


Beijo com sabor de mimo,
Lyu Letras

10 comentários:

  1. Êita Liu, quanta sensibilidade em suas palavras. Você sabe externar com tanta delicadeza o que fervilha em seu coração. Bjos
    Luciana Gusmão

    ResponderExcluir
  2. Quero deixar aqui o meu sincero agradecimento a Dalila, não a conheço pessoalmente mas em compensação de fama e glória...(já sei até como se encontrará seu ascendente quando a Lua estiver na sétima casa e Júpiter se alinhar com Marte!).kkk
    Eu hoje colho os frutos da árvore cuja semente foi plantada por Dalila, a árvore das mimosidades... cujo adubado é o sentimento de se preocupar com as pessoas que gosta o tempo todo, ou melhor, a qualquer tempo.
    Se em um comentário pudesse inserir foto, eu colocaria aqui uma foto de alguns dos cartões de mimosidade que já recebi, todos juntos. E que ainda assim, não representam nem 1% de tudo que já recebi: entre doces, doçuras, balas, bombons, abraços, carinho, afeto, cartõezinhos, atenção, amizade, amor... N!

    ResponderExcluir
  3. Ah, mas a arte de saber cultivar a árvore das mimosidades não é para todos não! Tem que ter vontade e vocação, dom, tino... Tem que saber gostar de gente! Tem que saber zelar pelo outro.
    E não conheço ninguém mais Mestre em Amizade que Lizinha... Lembrando que: "a amizade é um tipo de amor que nunca morre!".
    Sorte minha que eu estou a sombra dessa árvore, deitada numa rede tomando água de coco e ouvindo boa música. rsrs
    Obrigada, Li, pelos seus mimos e paparicações.:D
    Por saber cuidar do outro mais do que cuida de vc mesma...

    ResponderExcluir
  4. Oiii, Lu,

    Obrigada pela visita e por suas palavras. É fácil escrever/externar quando é real, acredito que meus melhores textos (oooohhh, kkkk) são os reais, kkkkk!

    bjão

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Rezinha,

    Suas palavras é um verdadeiro post, com tanto conteúdo e sensibilidade quanto meus escritos nesse blog. Me emocionei com suas linhas, que não têm nada de LINHAS, foram para mim, música para os ouvidos, flores para a alma e mimo para o coração. Sábias palavras, que na verdade me parece ser a continuação da postagem. Quanta sensibilidade. Amei suas palavras e amo mais ainda essa pessoa que é você e espero - do fundo do meu coração - que o Senhor Deus me permita, para sempre, perpetuar as mimosidades de cada dia para cada uma das pessoas que amo, dentre elas, claro, VOCÊ!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Agradecer a quem mesmo?...rsrs. A você Li, a Dalila e a Deus, por todo esse tempo juntas, por todo o encantamento que suas palavras sempre touxeram a minha vida. Não sei de fato quem ensinou a quem, a verdade é que as duas fazem isso muito bem e é sempre maravilhoso. Saudade demais de tudo isso. Bjs, Ana Paula

    ResponderExcluir
  7. Você sempre falou de Dalila com muito carinho, mas não sabia que ela tinha essa contribuição tão grande nessa carecterística tão doce que você tem de nos surpreender com mimosidades. Então, deixe-me agradecer primeiro a Dalila, pessoa especial que também desejo conhecer, e a você, por existir e deixar minha vida sempre mais mimosa... Amo você!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a MIMOSIDADE! Mimosidades de cada dia, aaah que delícia!!! Também gostei muito da mimosidade do comentário da Regina Vieira, arrasou!

    Beijocas, até!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Se é verdade que aprendeu comigo a "arte das mimosidades", também é verdade que o discípulo supera o mestre. Fico lisonjeada com palavras tão lindas a meu respeito. Impossível não fazer uma retrospectiva aos 12 anos de amizade. Quanta troca de mimosidades!
    Obrigada por este presente que, sei, é manifestação do seu carinho verdadeiro por mim e que, sabes, é recíproco. Compor a sua lista de amigos é algo do qual muito me orgulho. E se Aristóteles estava certo quando disse que a amizade é uma alma em dois corpos, é porque ele não havia lhe conhecido.
    A sua Alma se divide em muitos corpos. Você é infinitamente generosa! Guardarei comigo este texto para ensinar às minhas filhas o que é uma amizade verdadeira. Sofia, Cecília e Mel: Quem sabe a perpetuação de nossa amizade...

    Amo muito você e obrigada por tudo!

    PS: Se há alguém digna de aplausos e agradecimentos, esse alguém é você! Beijos.

    ResponderExcluir