quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Quem disse que não somos todos mui belos??? Pois então, o escrito abaixo é de uma "bela" de uma escritora, kkkkkk, que não sabe nada de nada e o texto não comprava nada também, entretanto, ele afaga o coração quando diz que eu, você e qualquer um é belo, ao menos aos olhos de quem nos vê, kkkkk, principalmente aos daqueles que nos amam. Boa leitura, seus lindos!!!

Contemplação do lago nosso de cada dia


            Nosso coração se enche de alegria ao se deparar com coisas belas. Não há como fugir disso, esta reação é bem óbvia e acompanha os seres humanos. Sim, é verdade, talvez não sejam todos, rsrsrs, mas digamos que todos os seres humanos mais dotados de sensibilidade, seja homem ou mulher. Desde pequenos fomos acostumados a ficar admirados com coisas belas. Lembram-se de quando nossos pais faziam surpresas pra gente? Traziam-nos o brinquedo sonhado e nos incentivavam a adivinhar o que estaria embrulhado em tão lindo papel de presente. As perguntas ressoam em minha mente:
            - Olha o que a mamãe trouxe pra você...
            - Vamos lá... O que você acha que é???
            E nós, crianças que éramos – eu, por opção, continuo a ser – nós colocávamos a adivinhar. E não importava o valor daquele presente, poderia ser simplesmente o ursinho Pandy (que até hoje guardo, mesmo tendo um olho de boneca. Eu precisei fazer um transplante) ou uma Barbie da coleção mais nova (para aquelas que tiveram uma, kkkkk) relevante mesmo era a felicidade que aquele objeto causava em nossos corações.               
            É a espera, o afã que faz a mágica de tanta alegria haver no momento do encontro de nossos olhos com o objeto de desejo, pode ser também que não seja algo já desejado, mas que seja extremamente lindo e novo para nós...
            Sermos agraciados com coisas belas é indescritível. Não me atreverei a descrever tal sensação porque, acredito, cada um já teve uma experiência assim... Engraçado é, que diversos filósofos estudaram e tentaram conceituar o que seria o belo, dentre eles, Platão, Sócrates, Hegel, Kant e tantos outros.
            Platão, por exemplo, disse que o admirável (o belo) é apenas um ideal pelo qual o ser humano deveria buscar e alcançar em suas atividades, semelhante à justiça e a virtude e ainda, que a idéia em si de belo é algo absoluto e eterno, pelo qual não dependeria do próprio objeto que o demonstra para existir.  É algo tão subjetivo que muitos outros e mais modernos pensadores vão além da obra de arte na procura do significado do belo. Percebi que há grande dificuldade em se obter uma definição absoluta de belo, há.
            Estudos? Surgiram ao longo de toda a história e aos montes, mas mesmo assim não chegaram a uma conclusão. E não foi de brincadeira que Sócrates (469-399 a.C) disse que "Toda beleza é difícil". Já seu amigo Aristóteles, dentro da metafísica, afirmou que a beleza pode ser determinada pela experiência de prazer suscitada pelas coisas belas e a partir dessa frase eu fiquei imaginando o que cada canto e recanto mágico de Cuzco/Peru suscitou em Elzinha, quando neles ela pisou os seus pés. Não é mesmo, Elzinha???
            É exatamente o que Aristóteles nos diz, o determinante da beleza não está propriamente no objeto que a detém, mas sim no que ela causará nos olhos de quem a vê, toca ou sente. Segundo esses caras - os maiores pensadores do mundo - existe o belo clássico que abarca o objetivo, universal e imutável e, graças a Deus, existe também o belo romântico que abarca o subjetivo, o variável e o relativo.
            Todos já ouviram a expressão: “A beleza é relativa”, ou ainda, “a beleza está nos olhos de quem a vê”, pois então, meus caros, é tudo verdade e acredito  - mesmo sabendo que nada sei - que talvez seja essa a razão de todos nós podermos (E viva a democracia!) contemplar o lago nosso de cada dia sem ter a preocupação de que se realmente somos ou não tão belos quanto Narciso. E assim como ele, nós nos apaixonamos por aquilo que é belo, não necessariamente o belo que preenche os padrões de beleza atualmente exigidos pela sociedade, mas o belo que enxergamos, o belo que nos agrada e que faz-nos palpitar o coração.
            Excetuando-se toda a teoria filosófica, (que nem eu entendi direito, kkkkk) não se preocupem, uma coisa é certa, quando deparamos com algo belo - ainda que através do conceito de belo romântico e particular - nosso coração se agita porque sabe reconhecê-lo...

Bjo lindo!
Lyu Letrass

4 comentários:

  1. "BELAS" palavras! Concordo plenamente! Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Quisera nós olharmos sempre com os olhos de criança para as coisas do mundo. O olhar da criança é puro, é descente, é surpreso. Quisera nós ainda nos surpreendermos sempre com o novo e o belo com a empolgação e alegria de uma criança... os pequeninos tem vida, pureza e sabedoria nos olhos e o seu texto nos remete a idéia de aprendermos a olhar, observar e sentir tudo que temos a nossa volta e não somente ao novo, ao passo que o novo nos surpreende e causa grande emoção, como vc disse, não tem palavras pra explicar, todos nos já sentimos algo assim... Lindo texto, clareou o meu dia... Abraço, de sua fã anônima, rsrsrsrrs...

    ResponderExcluir
  3. Ah! já ia me esquecendo de dizer que vc foi muito feliz e capciosa quando sitou qrandes filósofos e suas teorias sobre o conceito de "belo"... bj... rsrssrs

    ResponderExcluir
  4. Reconhecer o Belo é sinal de Sabedoria. Deveria ser uma das matérias aplicadas na escola...

    ResponderExcluir