domingo, 13 de fevereiro de 2011

Agradeço à minha amiga Regina que me inspirou neste texto. Feliz estou porque ela encontrou seu Sol de 1,75 m, kkk! Ao Sol e a Girassol, felicidades!!!

HELIOTROPISMO


Seja equinócio ou solstício,
da longínqua Terra contemplo e sigo tua rota eclíptica
e ainda que entranhada no seio do solo vislumbro-te
não tenho culpa, foi a fototaxia que me atraiu pra te
e num simples girar eu me apaixonei pelo teu “calor”.
Só depois entendi que tu és o centro, és fonte de energia, uma estrela de quinta
grandeza, indispensável e tão lindo e tão dourado...
Não é por acaso que oito pares de olhos te enaltecem todo o tempo
Apesar de curvar-me diante de te, não há mais dúvida em mim,
Sei que não estou diante de um deus, como incas e astecas pensavam
Tu és apenas TUDO o que eu preciso!
E, exatamente, às onze horas, me iluminas e eu floresço plenamente
Mas, eis que o dia se vai, e o crepúsculo vem. Eu entristeço e me recolho
Agora compreendo a dor de um navegante sem bússola, perdido na
Vastidão dos mares, nada mais triste do que não ter norte,
não ter direção, não ter farol, não ter-te no céu
Só me resta sonhar, sonho que tu vens à meia-noite
Como fazes costumeiramente nos pólos, os que lá residem tem-te ininterruptamente
Por 180 dias a fio, murcho de inveja...
E vejo-me envolvida numa fantasia, porque isso aqui nos trópicos não é possível
Cabisbaixa, eu lamento e ansiosa
Aguardo pela resplandecente alvorada (que pra mim começa às 9:00 h)
Momento em que novamente encontrar-te-ei e poderei desfrutar de teus raios
que são alimento e remédio pra minh'alma.
Não nego... Fico enciumada quando essa tal Luna, por raras vezes -ainda bem-
por 7 minutos eternais me deixa na escuridão e esconde-te de mim
quisera eu sê-la, para aglutinar-me em ti.
Mas quando ela se vai, novamente sou toda alegria,
pena que a distância é tão massacrante...
Apesar disso, dentre tantas outras tu –milagrosamente-
Olhastes direto pra mim e agora, só EU preciso girar...
Não mais te acompanhando na imensidão azul,
Mas entre teus dois raios inquietos, reluzentes e flamejantes
E assim, envolvida pela forma de um “C” pra sempre, sempre...
nesse elo quero ficar!!!
Bj gg,

Eliane Letrass

2 comentários:

  1. Eliane Letrass, sempre carregada de mimosidades... Depois de tornar-se uma espectadora ativa do romance " Sol-Girassol", criou mais esse belíssimo poema, dedicado a mim, Girassol, e a meu Sol,rsrs, eu amei, ele também.
    Obrigada Lizinha, a vc, todo nosso carinho e gratidão.

    bjo, Rê ou seria melhor Girassol, rsrsrs?

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lindo.
    Estou aqui fotossintetizando tanta luz e sensibilidade que revelou no texto.
    Parabéns!
    Abraço com carinho, menina linda.

    ResponderExcluir